O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) revelou que 375 candidatos que concorreram nas últimas eleições, mas não foram eleitos, receberam nomeações em projetos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em um suposto esquema de contratações com pouca transparência. O Ministério Público Federal já havia denunciado esse caso como abuso de poder no final do ano passado, e o Ministério Público do RJ e o TCE estão investigando. A investigação também aponta para a possível utilização política desses programas, pois entre os beneficiados estão candidatos de 32 partidos políticos que concorreram nas eleições de 2018 e 2020.
A lista de ex-candidatos nomeados na Uerj revela uma conexão entre a vida política e acadêmica, com 21 pessoas que ocupavam cargos em direção partidária também recebendo cargos na “folha secreta” da universidade. Esses dirigentes de partido pertenciam a partidos da base aliada do governo estadual, incluindo o PL, PRTB, PTB, Republicanos e Solidariedade. A Uerj afirmou que qualquer cidadão pode participar de extensão universitária desde que obedeça às regras e requisitos de contratação, enquanto alguns dos nomeados alegam terem sido selecionados com base em análise de currículo e relevância para suas formações acadêmicas.
Veja a matéria na íntegra em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/09/01/folha-secreta-375-candidatos-em-2018-e-2020-receberam-cargos-em-projetos-sem-transparencia-da-uerj.ghtml