Princípios sustentáveis para a UERJ

  • Compromisso com a sustentabilidade social, econômica e ambiental como parte da missão da universidade pública, inclusiva, diversa, de qualidade e gratuita, com um planejamento e uma atuação autônomos e de excelência, convergentes com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.
  • Uma gestão de portas abertas: gestão pelo diálogo e ouvindo as necessidades da comunidade, com transparência e probidade, e observando a representatividade dos colegiados, associações de classe e outros movimentos organizados.
  • Proteção integral da nossa comunidade, com acolhimento e inclusão na promoção do bem-estar e da permanência de nossos estudantes e servidores. Políticas e ações voltados para a saúde física e mental da comunidade, pautadas ora pela prevenção, ora pela intervenção por meio de auxílios, incentivos, benefícios, infraestrutura e serviços em conformidade com a realidade de cada segmento universitário, cada campus e cada área.
  • Orçamento participativo, integrado e sinérgico de verdade, com fomento a novas soluções de captação e linha de negociação permanente com as instâncias e instituições democraticamente constituídas pelos diferentes entes federativos.
  • Ensino de qualidade, em todos os níveis e em todos os formatos praticados na UERJ – do ensino fundamental à pós-graduação, seja em cursos livres, EAD, extensão, graduação etc – com ambientes seguros e adequados, incorporação de tecnologias ativas e de condições para implantação de conteúdos que promovam a inclusão, a extensão, a educação ambiental, a implantação de disciplinas interprofissionais transversais e de atividades extracurriculares, em todos os campi.
  • Trabalho com ambiente e carreira dignos, livres de assédio. Lutar pela valorização de todos os servidores da Universidade, estimulando a autonomia e o seu envolvimento nos processos de trabalho, mantendo-os motivados por meio de planos de carreira que incentivem o crescimento profissional e a formação continuada. Ambientes laboral ergonômicos, prezando pela diversidade, acessibilidade e inclusão.
  • Infraestrutura e incentivo para a pesquisa, com a criação de espaços e redes colaborativas, de serviços de captação, apoio e gestão, e de linhas de fomento atentas às manifestações da interseccionalidade na academia, promovendo a diversidade uerjiana (apoio a demandas setoriais e regionais, definição de temáticas e postulações afirmativas etc).
  • Universidade atuante pelo desenvolvimento sustentável. Valorizar as iniciativas de excelência atualmente desenvolvidas por nossos gestores e pesquisadores, fomentando e incentivando, a partir delas, a inovação em todos os âmbitos e espaços de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Redução do desperdício, programas de eficiência energética, manejo inteligente de resíduos, segurança e transparência nos processos, acessibilidade, construção de parcerias.